Guia de Segurança American Express

Para a American Express a segurança é uma prioridade e componente integrante da reconhecida qualidade dos seus produtos e serviços. Para que esta seja máxima há, contudo, um conjunto de regras que dependem apenas de si e da sua postura prudente.

O PIN do seu Cartão é pessoal e intransmissível
Nunca revele o PIN do seu Cartão a terceiros ou o guarde em qualquer sítio que não seja a sua própria memória. Após fixar os números que o compõem destrua de imediato o suporte em que o recebeu e nunca o anote.

Evite escolher códigos demasiado óbvios
Se optar por alterar o PIN do seu Cartão numa Caixa Automática da rede Multibanco evite combinações do  género "1-2-3-4", a sua data de nascimento ou outras facilmente decifráveis.

Digite o PIN de forma resguardada.

Não empreste o seu Cartão American Express a terceiros.

Assim que receber o seu American Express assine-o de imediato
Evita assim que, no caso de roubo ou furto, outras pessoas possam assinar por si o seu Cartão utilizando-o com idêntica facilidade à sua.

Nunca perca o seu Cartão de vista
Para evitar desagradáveis surpresas, não permita que para efetuar um pagamento alguém possa levar o seu Cartão American Express para longe do seu alcance visual. A duplicação dos dados do Cartão ou a cópia dos dígitos de segurança presentes no verso são alguns dos riscos que corre caso não cumpra este procedimento de segurança.

Os Cartões fora de validade não são peças de colecção
Apesar de expirados continuam a ter dados pessoais seus. Destrua o seu antigo Cartão cortando a banda magnética ao meio ou devolva-o numa sucursal Millennium bcp.

Cuidado com as ATM cuja Entrada do Cartão é diferente das usuais
Uma das técnicas utilizadas para captura/clonagem de cartões (sejam eles de crédito ou de débito) consiste na colocação de dispositivos de leitura falsos na entrada das ATM (caixas Multibanco).

Consulte com regularidade os extratos
A forma mais fácil e rápida de detectar situações de fraude ou quaisquer utilizações indevidas consiste em estar atento aos extratos do seu Cartão comparando-os sempre com os recibos das compras/transacções que com ele efetuou.

Deixe em lugar seguro os cartões que não vai usar
Se tem mais do que um cartão de crédito, tente, preferencialmente, canalizar as suas compras para um único Cartão deixando em lugar seguro todos os outros. Reduz assim os riscos em caso de perda ou roubo da carteira.

 

AS COMPRAS PELA INTERNET REQUEREM CUIDADOS ESPECÍFICOS

Para obter a máxima protecção nas suas compras online, siga as seguintes regras de segurança:

Não introduza os dados do seu Cartão American Express em websites que não sejam da sua absoluta confiança.

Dê preferência a páginas que oferecem ligações seguras - o endereço da página de aceitação da transacção começa por “https://” em vez de "http://". Apresenta também um cadeado fechado no lado esquerdo da barra de endereços do browser.

Se desejar, para não utilizar diretamente o número e código do seu Cartão de Crédito, associe-o a serviços como o MBNet. Através deste são gerados cartões de crédito virtuais, com o plafond por si estabelecido e com utilização válida apenas para uma compra. Idealmente deve definir um plafond ligeiramente superior ao valor de que vai necessitar e de forma a incluir uma margem para eventuais taxas de câmbio e/ou comissões.

Opte sempre pela utilização do seu Cartão American Express mesmo nos sites que lhe permitem efectuar o pagamento por débito. Ao fazê-lo corre muito menos riscos: beneficia das protecções anti-fraude associadas ao Cartão. Simultaneamente, evita que no caso dos seus dados do débito serem interceptados por um hacker este possa esvaziar directamente a sua conta bancária.

Evite abrir links desconhecidos. Websites de reputação internacional (como a amazon.com) são, por regra, sinónimo de compras seguras.

Instale um antivírus e uma firewall no seu computador. Se já os tem, mantenha-os sempre atualizados fazendo updates com a máxima regularidade.

Evite fazer compras online a partir de um computador de utilização pública. É provável que deixe dados pessoais seus na memória do browser, os quais poderão ser utilizados indevidamente por qualquer outra pessoa que se sirva desse equipamento de acesso à net.

Não responda a e-mails que solicitam os seus dados pessoais ou os do seu Cartão. Estas mensagens estão, por vezes, associadas a um tipo de crime designado por “phishing” e que tem como principal objectivo a recolha informações que são posteriormente utilizadas de forma lesiva.

AS DUAS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE "PHISHING"

E-mails que aparentam ser provenientes de instituições credíveis e que apelam à introdução, em formulário próprio, de informação de carácter pessoal ou confidencial. Note: a American Express nunca solicita aos seus clientes elementos de carácter privado, financeiro ou confidencial, recorrendo a mensagens de e-mail.

Mensagens com links associados e para os quais tentam conduzir os seus destinatários. Neste âmbito estão os que fazem a ligação a um website cujo aspecto gráfico (layout) é uma cópia do verdadeiro e pertencente à instituição em causa. Há também websites que, quando abertos, instalam automaticamente software malicioso (como “cavalos de tróia"/trojans) encarregue de detetar e enviar para um servidor externo todas as passwords digitadas/armazenadas no computador.

O QUE FAZER NO CASO DE ROUBO DO CARTÃO, DETECÇÃO DE USO FRAUDULENTO OU SITUAÇÕES DE "PHISHING"?

Contacte, de imediato, a Linha American Express através do número 707 50 40 50 (atendimento personalizado 24 horas). Se estiver no estrangeiro, ligue para o (+351) 214 278 205.

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